top of page

A influência da nossa criança interior ferida, no nosso "eu" adulto.


A influência da nossa criança interior ferida, no nosso "eu" adulto. Todo mundo tem uma Criança Interior ferida, essa é uma afirmação é forte e verdadeira.


Mas o grande problema é que a maioria das pessoas nem sabe que tem.


A criança interior é uma parte da nossa mente que experimentou a vida e se adaptou a certos comportamentos e padrões para viver. É uma parte inconsciente de nossa mente, onde carregamos nossas necessidades não satisfeitas, emoções reprimidas da infância, nossa criatividade, intuição e capacidade de brincar.


Por acaso você tem alguma dificuldade de tomar decisões hoje? Ou às vezes duvida do seu potencial e não confia muito em você mesma? Tem medo de arriscar em coisas novas, medo de errar e de não dar conta? Ou talvez você queira muito agradar outras pessoas, quer salvá-las e tem dificuldade em dizer não?

Pois é! Tudo isso acontece por causa da sua Criança Interior ferida.


Nós queremos e precisamos ser vistos e ouvidos pelos nossos pais. Mas a maioria de nós nasceu de pais que carregam seus próprios traumas não resolvidos, herdados de seus próprios pais. Desta forma também é difícil para eles saber como regular suas próprias emoções e, portanto, não conseguem lidar bem com as nossas.

Buscamos então lidar com essa realidade, adaptando-nos. Para a maioria de nós, isso significa agradar aos nossos pais, de forma a nos tornar o que eles esperam que sejamos.


A criança interior ferida.

Essas emoções não resolvidas, necessidades que não foram atendidas e situações dolorosas em que nos sentimos assustados ou violados não desaparecem simplesmente. Eles existem dentro de nós, criando uma lente através da qual passamos a enxergar o mundo.

Uma criança interior ferida nos causa:

Baixa autoestima,

Imagem corporal distorcida,

Medo de críticas,

Resistência a mudanças,

Profundo medo de abandono nos relacionamentos.


Por isso, antes de olhar para frente e ver tudo que você precisa fazer para melhorar, você precisa olhar para trás e fazer as pazes com tudo que aconteceu antes na sua vida e te trouxe até aqui.


As “verdades” que nos foram ditas

Nem todas as coisas que ouvimos nessa fase de nossas vidas foram positivas e isso, infelizmente, pode ter nos deixado confusos, assustados e até mesmo desconectados da nossa natureza infantil.


Alguns exemplos comuns dessas falas entendidas pela criança como “verdade”, são:

Você é muito…” (chato, fraco, sério, barulhento, burro, etc.);

Você não é bom o suficiente em…” (matemática, química, fazer amigos, futebol, etc.);

Você não tem modos”;

Você deveria ser como…” (seu irmão, seu colega, seu primo);

Desse jeito, você nunca terá…” (amigos, emprego, um amor);

Foi culpa sua se eu…” (Gritei, te bati, fiquei zangado).


Sinais de que sua Criança Interior pode estar ferida

Medo de receber críticas;

Medo ou vergonha de se expressar em algumas situações;

Tendência a esperar que outras pessoas falem primeiro para saber o que é “certo” fazer ou dizer, ou de que forma se posicionar;

Colocar-se em situações onde se tenta ajudar ou “salvar” alguém;

Dificuldade em dizer “não”;

Sentir-se responsável pelas emoções dos outros.


Esses são apenas alguns exemplos de como a criança interior ferida se expressa.

O que ocorre na maioria das vezes é que não damos a devida atenção para esses sinais. Nossa tendência é descartar ou invalidar essas emoções, como o pai ou a mãe fizeram no passado. Dessa forma, mantemos o ciclo e nossa Criança Interior permanece não sendo ouvida e se manifestando em momentos de nossa vida adulta em que somos confrontados com experiências que nos remetem a alguma experiência já vivida.


Como acolher e lidar com nossa Criança Interior?

Neste exato momento nossa criança interior está experimentando incertezas, medo, confusão.

Quando comecei a acolher minha criança interior, percebi quantas vezes neguei minha própria realidade. Quanta dúvida e medo carreguei.


Começar a validar (ouvir e ver) a criança interior como um pai amoroso e sábio, pode parecer estranho ou bobo no início. Não se assuste, é perfeitamente normal. O ego vai resistir a este trabalho porque está sempre procurando proteger a criança interior.


O ego dirá coisas como “isso é bobagem”. Ou “que perda de tempo”. Apenas observe, pois isso faz parte do processo.


O trabalho com a criança interior causa empatia por nós mesmos, por nossos pais, e até pelos outros pois, muitas vezes, a partir da cura de nossa criança, conseguimos sentir a criança interior de outras pessoas se manifestando diante de alguma situação.


Acessando nossa Criança Interior

Existem muitas técnicas que nos ajudam a acessar nossa Criança Interior e muitas emoções surgirão à medida que esse “contato” for acontecendo.


Seguem alguns exercícios que você pode usar para iniciar um processo de resgate de sua Criança Interior:


Frases que você pode usar para iniciar o processo de cura de sua criança interior:

Em um lugar tranquilo, respire profundamente, ponha a mão em seu coração, conecte-se com sua criança interior através de memórias de sua infância. Permaneça por alguns minutos acessando suas memórias infantis. Caso seja difícil pra você lembrar de muitas situações da infância, você pode fazer esse exercício olhando fotos sua quando criança.


Repita então as frases seguintes para sua criança interior:

“Eu estou segura(o) sendo eu mesma(o)”;

“Você está segura(o) agora”;

“Está tudo bem sentir medo, eu estou aqui, entendo seus medos e protejo você”;

“Você não precisa ser o que não é para agradar os outros e eu também não preciso ser assim”;

“Nossos pais são seres humanos feridos também, que podem ter, inconscientemente, projetado seus traumas em nós. É importante perdoá-los”;

“Eu te amo, eu me amo. Nós estamos seguras(os) agora.”


Curar a jornada interior é um processo muitas vezes LONGO. É onde aprendemos a ter paciência e aceitação por nós mesmos e por nossa história.


Gratidão por ter lido até o final!

Se está passando por esse processo de cura, mas acha que o caminho está difícil de passar sozinha (o), eu posso lhe ajudar.


Agende agora mesmo sua SESSÃO DE TRANSFORMAÇÃO e vamos trabalhar juntas.




Comments


Gostou?
Não gosteiNão é bomSatisfeitoMuito bomGostei muito
bottom of page