Como Criar o Caderno da Gratidão e Utilizá-lo de Forma Eficaz
Para criar o seu Caderno da Gratidão, não há segredo: Compre um caderno simples com uma capa bem bonita (um que você olhe, e se sinta bem). Caso prefira, pode comprar um caderno com capa simples para decorá-lo depois. O importante é a sensação que terá ao manuseá-lo, em seu dia a dia.
Eu recomendo que opte por um caderno de capa dura, pois assim ele se manterá mais protegido a medida que você for escrevendo.
Como Usá-lo?
Você pode começar separando uns vinte ou trinta minutos por dia. Escolha um lugar bem tranquilo, peça para que não seja interrompido ao longo dos próximos minutos e pegue sua caneta favorita, ou lápis eu prefiro escrever de lápis.
Se preferir, pode acender um incenso, colocar uma música calma que te faça sentir bem… e comece a escrever:
Puxe na memória por pessoas, coisas ou situações pelas quais se sente grata. Se parecer difícil encontrar um motivo, comece por algo simples (agradecendo, por exemplo, pelo ar que você respira, pela sua saúde ou sua família). O importante é que venha do coração.
Eu costumo começar minhas frases de gratidão, escrevendo: “Querido Deus, gratidão por… e finalizo com o meu motivo de agradecimento. Mas você pode escrever da forma que lhe deixa mais confortável, “Querido Universo, gratidão por…” ou simplesmente “Gratidão por…"
Enquanto escreve é recomendável que não se atenha apenas ao motivo da gratidão, e sim, que escreva porque aquilo te faz se sentir grato. Isso potencializará ainda mais o exercício.
Por exemplo, ao invés de escrever apenas:
Querido Universo, gratidão pelo meu trabalho.
Escreva algo como…
Querido Universo, gratidão pelo meu trabalho. Amo poder trabalhar lá, me sinto reconhecida e posso fazer o que mais amo. Meus colegas de trabalho são todos muito legais comigo, e meu chefe é uma pessoa incrível. Muito inspirador… sempre pensando no bem dos seus funcionários...
Quanto mais você se aprofundar no motivo ao qual é grato, mais poderoso será o sentimento, e é este sentimento que atrairá mais motivos para você sentir gratidão!
Ao terminar o seu primeiro motivo de gratidão, passe para o próximo (e assim por diante) até terminar o tempo. Se sentir em seu coração que quer continuar escrevendo, o faça. Caso contrário, dê continuidade no dia seguinte.
Procure transformar o seu momento de gratidão em um hábito. Se você fizer o milagre da manhã, pode aproveitar o momento de escrita para escrever os seus motivos de gratidão. Caso prefira, pode escrever a noite (ou ainda, no momento em que o seu coração pedir… sempre que algo acontecer e você quiser externar o sentimento de gratidão).
Outra dica, caso trabalhe fora, é levar o seu caderno na sua bolsa. Assim, sempre que sentir em seu coração, poderá registrar o quão grata está naquele momento, e o porquê.
Que tal comprar agora mesmo um lindo caderno da Gratidão?
Comments