top of page

JAPAMALA O QUE É? SEU SIGNIFICADO E SUAS FUNÇÕES


O que é japamala?

O japamala é um cordão de contas utilizado nas práticas de meditação indiana para contar mantras, desejos, intenções ou apenas orações de quem manuseia o objeto. Na religião católica, por exemplo, o objeto é similar aos terços.

A palavra “japa” significa rezar, sussurrar, enquanto que “mala” significa terço, cordão. Já em sânscrito, “mala” apresenta o significado de guirlanda. Apesar da variedade de formas de uso do japamala, ele é considerado um item sagrado para diferentes religiões.

São diversas as técnicas de manuseio de um japamala, por exemplo, a pessoa pode usá-lo para fazer a contagem das pedras ao mesmo tempo que entoa um mantra. Ou ainda intercalar o japamala com uma meditação de respiração clássica, um método que ajuda a diminuir a taxa de respiração e concentração, promovendo maior relaxamento para a mente.


Quais são as partes do japamala?

O japamala pode ser feito de inúmeros materiais, sendo que os mais comuns são de madeira, sementes ou pedras. A depender do tipo de elemento, as propriedades das contas também promove efeitos energéticos na pessoa que o manuseia.

Uma curiosidade é que o objeto tem sempre 108 contas. Este número, nos costumes indianos, tem um significado importante e bastante poderoso. O primeiro deles é que existem 108 letras no alfabeto sânscrito. Do mesmo modo, a deusa Krishna do hinduísmo apresenta 108 nomes diferentes.

Já na yoga de linha tântrica, são relatadas 108 linhas de energia por todo o corpo humano, sendo que todas convergem e se conectam ao chakra do coração. Assim, acredita-se que a repetição de 108 vezes entoando um mantra ou uma oração pode potencializar os benefícios da meditação.


Quais são os benefícios do japamala?


Auxilia no controle do movimento respiratório durante a meditação

Realizando a contagem com o japamala durante a meditação, é possível ter um melhor controle dos seus batimentos cardíacos, diminuindo, com isso, a pressão arterial e a frequência cardíaca. A técnica de meditação é simples. No entanto, é preciso ter foco e concentração redobrada para conseguir respirar, entoar o mantra, tocar o objeto e movimentar as contas na mão.


É utilizado na prática de contemplação de gratidão

O Ho’ponopono é uma prática de contemplação e gratidão que se utiliza do japamala para a repetição da oração. O mantra é um conjunto de frases que desenvolve a aceitação, o perdão, a gratidão e o amor em quem o entoa, e deve-se repetir 108 vezes com as contas do cordão.

A mão direita deve segurar o objeto entre os dedos médio e polegar. O polegar movimenta as contas e deve-se evitar ao máximo tocar o dedo indicador no cordão, pois na tradição yogi o indicador representa o ego.


Gera emoções positivas

Praticando com frequência a meditação, a pessoa tem mais propensão a elevar seu nível de compaixão e empatia do que não praticantes, gerando emoções positivas. Muitas áreas do cérebro estão associadas diretamente com tais emoções e a meditação é capaz de favorecer a mente, os bons pensamentos e, também, a paz interior.


Diminui pensamentos negativos e melhora o humor

Você sabia que mais da metade dos nossos pensamentos são negativos? Isso mesmo, a repetição de padrões de pensamentos negativos na mente fortalece e aumenta os sentimentos de tristeza, raiva e solidão. O japamala, por exemplo, é uma ferramenta capaz de trazer novos padrões positivos ao cérebro, por meio de orações ou práticas meditativas orientadas e diárias.


Funciona como acessório

Algumas pessoas também utilizam o japamala como um acessório de proteção, no pescoço ou enrolado no pulso. Estando sempre com o objeto, inclusive, é possível manter a mente mais focada e absorver energias positivas em seu cotidiano.

Quando você exercita bons sentimentos, é possível atingir níveis mais elevados de consciência, eliminando karmas e atraindo mais prosperidade. As palavras devem ser ditas sempre em voz alta, fazendo o seu cérebro assimilar e se conectar mais rapidamente com o seu objetivo.

A Índia tem uma série de costumes interessantes, não é mesmo? O mais bacana disso tudo é que você mesmo pode confeccionar o seu japamala, apenas lembre-se de realizar a limpeza do cordão com um bom incenso após finalizar as orações. Assim, você poderá aproveitar todos os benefícios desse item sagrado!


Você já conhecia o japamala?

Bem vindo ao Despertar.


Gratidão por estar aqui!

Comments


Gostou?
Não gosteiNão é bomSatisfeitoMuito bomGostei muito
bottom of page