top of page

O que está esgotando sua energia?

Atualizado: 5 de mar. de 2023


Vou trazer alguns pontos que podemos evitar para que possamos ter mais energia, alegria e desfrutar melhor dessa vida, que é tão única e singular, sem ficar estagnadas (os) no meio do caminho sem avançar. São 7 coisas para evitarmos que hoje podem estar deixando você desconectado dos seus sonhos e objetivos.


Pensar muito: Há quem diga que quem pensa demais se torna uma pessoa sábia, eu até concordo em partes, porque depende muito do que pensamos e sobre o que estamos pensando.


O pensar muito que pode estar sugando a sua energia está mais relacionado a pensar em frustrações que aconteceram a tanto tempo atrás, ficar remoendo algo que podia ter ficado no passado, pensar em como teria sido diferente se você tivesse feito diferente, tudo isso faz mal para você e pode estar te prejudicando em diversas áreas da vida.


Assim como pensar, pensar e pensar, sem tomar nenhuma atitude, mesmo que seja para o bem, pensar só por pensar e ficar nesse ciclo vicioso, sem nenhum fundamento, apenas enchendo a sua cabeça, pode estar ocasionando em você falta de produtividade e energia para realizar outras coisas. Quando estiver assim, limpe sua mente ou troque os pensamentos, traga para o momento algo que te faz feliz ou um momento que se sentiu pleno.


Ter uma alimentação ruim: você obviamente não precisa só comer alface e tomate o dia inteiro, 7x por semana, mas pode começar a fazer algumas trocas do bem para o bem da sua saúde, afinal “saco vazio não para em pé” o que também nos faz refletir que ter uma alimentação ruim pode ocasionar falta de disposição e energia para fazer tarefas simples, ainda na luz do dia.


Acessar as redes sociais à todo instante: podemos até dizer para nós mesmas: “só um minutinho” e ali se passam dez, quinze, vinte minutos e quiçá uma hora rolando o feed alheio.


Muitas informações são despejadas a todo momento nas redes sociais, você consegue saber onde uma pessoa está mesmo que não esteja interessada em saber, ou o que ela está fazendo e por mais que não percebamos, aos poucos vai sugando as nossas energias, chegando na metade do dia sem nenhuma disposição e com vontade de estar em casa fazendo absolutamente nada.


Ao invés disso: desative as notificações das redes sociais, vai por mim, isso vai te poupar muita energia no final do dia.


Querer agradar a todo mundo: acabamos por vezes fazendo coisas que na verdade nem queríamos só para agradar o outro, só porque te chamaram para ir na pizzaria, só porque queriam muito que você fosse assistir aquela peça que na verdade você nem tem interesse no assunto e então você vai, porque quer agradar, quer ser amiga, quer fazer companhia para aqueles que sempre fazem companhia a você.


Ou ainda, quando você posta algo porque os outros esperam que você poste aquilo, ou para que as pessoas se agradem do que você está compartilhando, e tantos exemplos que poderia descrever aqui, mas querer agradar todo mundo vai te privar muitas vezes de agradar a si mesma, além de te deixar cansada, mesmo que não tenha caminhado ou ter feito algum esforço físico.


Faz isso não, faz o que você realmente quer fazer e tente se agradar em primeiro lugar, não faça ou deixe de fazer algo porque as pessoas talvez não vão gostar (dentro dos seus princípios é claro) infelizmente nem Jesus agradou a todo mundo, quem dirá nós.


Reclamar sobre tudo e todos: concorde comigo que é péssimo estar ao lado de pessoas que só sabem reclamar, parece que nada nunca está bom, há uma enorme zona de insatisfação que chega ser contagiosa por vezes.


É cansativo estar ao lado de alguém assim, o pessimismo é algo que esta sempre presente e o desanimo mais ainda… Nem tudo serão flores, nós já sabemos disso, mas a reclamação só vai sugar a sua energia em troca de absolutamente NADA. Precisamos ser realistas, ninguém e nada é perfeito, terão falhas, e a maioria das vezes o que precisamos fazer é relevar para convivermos bem e felizes.


A tal da comparação: tem uma coisa que mais suga as nossas energias, bem mais do que fazer musculação ou qualquer outra prática de exercícios é a comparação. Isso porque ela nos leva a uma maratona de querermos ser quem de fato, nós NÃO somos, podemos até tentar ser parecida com fulana de tanto se comparar com ela (porque é isso que a comparação faz: chega em um ponto que vamos querer nos anular por causa dela) mas toda essa corrida além de ser em vão, será cansativa, custará muito suor e no final estaremos insatisfeitas e infelizes, porque a comparação quis corromper quem nós somos.


Tente guardar a seguinte frase em seu coração, para não se esquecer: você é única! Não precisa ser parecida, ou viver coisas que os outros estão vivendo para que tenha algo de bom para agradecer ou festejar, a sua vida, o seu jeito, a forma como você foi formada é sua, não tente anular isso!


Se sobrecarregar: Assim como o pensar demais, que pode ser classificado como uma forma de sobrecarga também, encher a sua agenda de afazeres, listar milhares de coisas para fazer em um dia só para dizer que dá conta do recado é uma péssima ideia, tudo o que vai acontecer é te deixar duas vezes ou mais: cansada. É importante que você tente distribuir tarefas, delegar funções, dividir melhor o seu tempo durante a semana para que não fique sem energia por um dia inteiro.


Espero de todo o meu coração que esse post tenha te ajudado e trago clareza de alguma forma, estamos aqui juntas (os) para aprender e nos desenvolver a todo tempo para que possamos viver a vida que fomos criados para vivermos.


Me conte nos comentários, quais hábitos e coisas além dessas que citei acima, que você acha que tiram a sua energia e drenam os seus sentimentos de alegria para que possamos conversar mais sobre isso.





Comments


Gostou?
Não gosteiNão é bomSatisfeitoMuito bomGostei muito
bottom of page